Submissão

 

Submissão de trabalhos – até 10/07/2019

Divulgação dos resultados – 15/08/2019

 

Informações aos autores

Para conhecimento, cada pesquisador poderá enviar até 3 trabalhos individuais ou coletivos, sob a forma de resumo expandido. Os trabalhos coletivos podem ter um autor e no máximo dois coautores. Todos os coautores que constarem no trabalho devem ter realizado o pagamento da inscrição para que a submissão seja possibilitada.

O arquivo deve ser enviado no sistema do evento, acessando a área restrita mediante login e senha informados no ato da inscrição e seguindo exatamente todas as etapas.

Não haverá, por parte da Comissão Organizadora do evento, qualquer revisão na escrita, na normalização ou na formatação do texto para a sua publicação nos anais do evento, ficando o(s) autor (es) responsável (is) pelo conteúdo e apresentação do texto.

Nesta edição do Educere não haverá apresentação de trabalhos completos.

Normas para elaboração do resumo expandido:

  1. O título e subtítulo com fonte maiúsculas. 
  2. Extensão mínima e máxima: 4.000 a 10.000 caracteres com espaços, incluindo tema, problema, objetivo geral, objetivos específicos, metodologia, fundamentação teórica, resultados e referências.
  3. Indicação de 3 a 5 palavras-chave separadas por (;).
  4. As indicações bibliográficas, dentro do texto, devem vir no formato sobrenome do autor, data de publicação e número da página entre parênteses, como, por exemplo, (AZEVEDO, 1946, p. 11).
  5. Não há como colocar tabelas e figuras na caixa de resumo.
  6. As citações devem seguir os seguintes critérios: citações textuais de até três linhas devem vir incorporadas ao parágrafo, transcritas entre aspas, seguidas da indicação bibliográfica; citações textuais com mais de três linhas devem aparecer em destaque em outro parágrafo, utilizando-se de fonte tamanho 10pt.
  7. As Referências devem conter exclusivamente os autores e textos citados no trabalho e serem apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas atualizadas da ABNT.

 

Processo de Submissão 

  • Na página do evento clique em submissão de trabalhos e acesse a área pessoal do participante com seu login e senha
  • Ao entrar na área do participante, vá para "meus trabalhos" e clique em adicionar trabalhos.
  • Na primeira caixa "Coautores" o participante deverá buscar coautores (caso existam). Lembrando que os co-autores precisam estar com a inscrição feita, paga e documento validado para que seus nomes possam ser inseridos.
  • Na segunda caixa "Tipo" o participante deverá optar por uma das modalidades de trabalho (comunicação; pôster; relato de experiência).
  • Na terceira caixa "Área" o participante escolherá para qual eixo de trabalho seu resumo destina-se.
  • Na quarta caixa "Título" o título e subtítulo deverão ser inseridos.
  • Na quinta caixa "Resumo" o participante deverá inserir o resumo expandido: Extensão mínima e máxima: 4.000 a 10.000 caracteres com espaços, incluindo tema, problema, objetivo geral, objetivos específicos, metodologia, fundamentação teórica, resultados e referências. Certifique-se que o texto não apresenta nenhuma identificação dos autores.
  • Na sexta caixa "Palavras-chave" o participante deverá colocar  de 3 a 5 palavras-chave separadas por (;)
  • Não será necessário template.
  • A página de submissão é liberada no momento em que o participante está com sua inscrição paga e seu documento de perfil validado no sistema. A validação do perfil do participante é um processo manual e requer no mínimo dia útil para validação. Quanto a validação do pagamento, o tempo pode variar entre 2 e 8 dias úteis, 1 dias para pagamentos com cartão de crédito e até 8 dias para pagamentos com boleto.

 

Processo de avaliação das propostas enviadas:

  • Os resumos expandidos serão avaliados por professores especialistas no tema, integrantes dos diferentes eixos.
  • Para assegurar a integridade da avaliação por pares cega, para submissões ao evento, deve-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores durante o processo. Isto exige que os participantes tomem algumas precauções com o resumo com o intuito de não revelar a autoria do texto. Por esse motivo no momento de inserir seu texto na quinta caixa "Resumo" assegure-se de que o mesmo não apresenta informações sobre os autores. A quebra de anonimato impedirá a avaliação do resumo e o levará para a reprovação.

 

Modalidades de Submissão de trabalhos 

- O evento oferece a possibilidade da submissão de quatro tipos de trabalhos: comunicação, pôster, relato de experiência e mesas.

 

  • Comunicação: É um trabalho único, sua apresentação se dá de forma oral, com tempo de 15 minutos, com discussão no final das apresentações de cada sessão. Esta modalidade de trabalho comportará pesquisas empíricas ou teóricas concluídas ou em andamento.
  • Para submissão na modalidade comunicação o participante deverá elaborar um resumo expandido com extensão mínima e máxima: 4.000 a 10.000 caracteres com espaços, incluindo tema, problema, objetivo geral, objetivos específicos, metodologia, fundamentação teórica, resultados e referências.

 

  • Pôster: É um trabalho único, sua apresentação se dá por meio da exposição em painéis em local, data e horário a serem estipulados pela organização do evento. O(s) autor(es) deve(m) permanecer ao lado do seu pôster durante o tempo indicado na programação para a exposição. Esta modalidade de trabalho comportará pesquisas empíricas ou teóricas concluídas ou em andamento.
  • Para submissão na modalidade pôster o participante deverá elaborar um resumo expandido com extensão mínima e máxima: 4.000 a 10.000 caracteres com espaços, contendo introdução/justificativa, objetivos, marco teórico, metodologia, resultados e referências.
  • Se aprovado, preparar uma apresentação, com qualidade estética e atrativa, com as seguintes especificações: Título, autor(es) com e-mail, instituição que representa(m), introdução/justificativa, objetivos, marco teórico, metodologia, resultados e referências. Atender às medidas de 90 cm de largura por 1m e 10cm de comprimento conforme modelo fornecido pelo evento. 
  • Observação: o modelo será fornecido em data próxima ao evento
     
  • Relato de experiência: É um trabalho único, sua apresentação se dá de forma oral, com tempo de 10 minutos, com discussão no final das apresentações.
  • Para submissão na modalidade relato de experiência o participante deverá elaborar um resumo expandido com extensão mínima e máxima: 4.000 a 10.000 caracteres com espaços, contendo introdução, desenvolvimento, considerações finais e referências. Não precisa ser necessariamente um trabalho resultante de pesquisa, pode relatar práticas e experiências de professores da Educação Básica ou do Ensino Superior.
     
  • Mesa: Esta modalidade de trabalho deverá relatar pesquisas empíricas ou teóricas concluídas. É composta por três trabalhos e destina-se a oferecer espaços para discussões de pesquisas desenvolvidas, preferencialmente, em diferentes instituições, apresentadas por seus autores, com o tempo de duração de 60 minutos divididos entre os três trabalhos apresentados. Na discussão final será reservado o tempo de 30 minutos para as intervenções e debates. 
  • Cada integrante da mesa deverá elaborar um resumo expandido com extensão mínima e máxima: 4.000 a 10.000 caracteres com espaços, incluindo tema, problema, objetivo geral, objetivos específicos, metodologia, fundamentação teórica, resultados e referências.
  •  Para submeter uma proposta de mesa, os três trabalhos que a compõem deverão ser enviados pelo Sistema de Submissão de Trabalhos pelo coordenador da mesa.
  • É importante lembrar que todos os trabalhos de uma mesa devem ser submetidos dentro do mesmo Eixo, sendo que todos os participantes deverão estar inscritos no evento.
  •  Ao coordenador caberá atribuir um título à mesa.

 

Ética na pesquisa: Cada autor é responsável pelo conteúdo de seu trabalho. Observar a legislação a respeito de plágio e autoplágio. A Coordenação do XIV não se responsabiliza por eventual desobediência à ética em pesquisa.